Como todo ser humano eu tenho minhas
idiossincrasias. Guardanapos de tecido, para uso diário, é um delas. No almoço, no café da manhã ou no jantar lá estão eles na mesa aqui de casa. Algumas amigas acham que é o meu lado metida que não consigo controlar, amigas mais velhas acham natural, um amigo, diretor de cinema, francês achava muito chic, já as empregadas....me odeiam por isso. Tem que trocar a cada refeição, lavar e passar. Poderia dar a desculpa de que usar guardanapo de papel é desperdicio, que os de tecido duram uma vida e blá blá blá. Mas não. Eu gosto mesmo é da beleza e do conforto do tecido 100% algodão em contato com a boca. Tem que ser 100% algodão ou linho. Você encontra guardanapos em muitas lojas de São Paulo. Custam de 10 a 20 reais, cada, se forem de qualidade.
Mas todo esse papinho é para me exibir e contar que costurei, eu mesma, meia duzia de guardanapos aqui em casa com a maquina de costura que pedi de presente de aniversário. Claro que não ficaram perfeitos, sou uma novata na costura, mas ficaram bem bacaninhas. Imaginam Deus dando asas a cobra? Pois é... Ele deu.
Quem quiser se aventurar compra 2,0 mts de tecido de algodão com 1,40 de largura e manda bala.
O melhor aproveitamento em tecido de 1,40 de largura é : 1,84 mts de tecido , divididos em 12 quadrados de 46x46cm . A dica encontrei no
Rainhas do Lar
Tenho que fazer um agradecimento especial ao marido, que me deu a máquina de costura, e ao Cássio Brasil, que me deu a primeira aula.
 |
Guardanapos feitos por mim |
 |
Esquema para cortar 12 guadanapos lá do Rainhas do Lar |
4 comentários:
Querida Mika
Tudo bem? Sempre passo por aqui, desculpe, nem sempre comento.
Eu costuro há um bom tempo e se quiser algumas dicas é só pedir, por acaso você molhou o tecido antes de costura-lo, tem tecidos que chegam a encolher 30%, se puder, antes de trabalhar com qualquer tipo de tecido dobre-o até formar um quadrado e coloque de molho em agua pura dentro de um balde por 2 horas, retire e coloque para centrifugar na maquina, sem amaciante nem nada, desdobre e coloque para secar, está pronto o seu tecido pré-encolhido.
Meu e-mail é andreaturca@gmail.com
Beijos, Andréa
Muito obrigada!!! Vou pedir dicas mesmo!
Adoro costurar desde criança, mas não sabia fazer moldes de roupas, dependia da minha mãe pra isso. Ela cortava e eu costurava. Meses atrás apareceu um curso d corte e costura ao lado de casa e eu, finalmente, dei o grito de independência!
Costurar é muito bom!
Bj
Oi, Mika
Acho lindos os guardanapos de tecido, mas confesso que sou preguiçosa e na maioria das vezes uso de papel mesmo.
Quanto à costura, "Seja bem-vinda ao Clube!" pois é um verdadeiro vício. Olhe algumas coisas em patchwork e se gostares, vá em frente. É uma excelente terapia.
Abraço e uma boa semana pra ti.
Postar um comentário