domingo, 11 de dezembro de 2011

Guardanapos de tecido

Como todo ser humano eu tenho minhas idiossincrasias. Guardanapos de tecido, para uso diário, é um delas. No almoço, no café da manhã ou no jantar lá estão eles na mesa aqui de casa. Algumas amigas acham que é o meu lado  metida que não consigo controlar, amigas mais velhas acham natural, um amigo, diretor de cinema, francês achava muito chic, já as empregadas....me odeiam por isso. Tem que trocar a cada refeição, lavar e passar. Poderia dar a desculpa de que usar guardanapo de papel é desperdicio, que os de tecido duram uma vida e blá blá blá. Mas não. Eu gosto mesmo é da beleza e do conforto do  tecido 100% algodão em contato com a boca. Tem que ser 100% algodão ou linho. Você encontra guardanapos em muitas lojas de São Paulo. Custam de 10 a 20 reais, cada, se forem de qualidade.
Mas todo esse papinho é para me exibir e contar que costurei, eu mesma, meia duzia de guardanapos aqui em casa com a maquina de costura que pedi de presente de aniversário. Claro que não ficaram perfeitos, sou uma novata na costura, mas ficaram bem bacaninhas. Imaginam Deus dando asas a cobra? Pois é... Ele deu.
Quem quiser se aventurar compra 2,0 mts de tecido de algodão com 1,40 de largura e manda bala.
O melhor aproveitamento em tecido de 1,40 de largura é : 1,84 mts de tecido , divididos em 12 quadrados de 46x46cm . A dica encontrei no Rainhas do Lar
Tenho que fazer um agradecimento especial ao marido, que me deu a máquina de costura, e ao Cássio Brasil, que me deu a primeira aula.

Guardanapos feitos por mim
Esquema para cortar 12 guadanapos lá do Rainhas do Lar



4 comentários:

FRICOTES DA MAMMA disse...

Querida Mika
Tudo bem? Sempre passo por aqui, desculpe, nem sempre comento.
Eu costuro há um bom tempo e se quiser algumas dicas é só pedir, por acaso você molhou o tecido antes de costura-lo, tem tecidos que chegam a encolher 30%, se puder, antes de trabalhar com qualquer tipo de tecido dobre-o até formar um quadrado e coloque de molho em agua pura dentro de um balde por 2 horas, retire e coloque para centrifugar na maquina, sem amaciante nem nada, desdobre e coloque para secar, está pronto o seu tecido pré-encolhido.
Meu e-mail é andreaturca@gmail.com
Beijos, Andréa

Mika Lins disse...

Muito obrigada!!! Vou pedir dicas mesmo!

fátima disse...

Adoro costurar desde criança, mas não sabia fazer moldes de roupas, dependia da minha mãe pra isso. Ela cortava e eu costurava. Meses atrás apareceu um curso d corte e costura ao lado de casa e eu, finalmente, dei o grito de independência!
Costurar é muito bom!

Bj

Silvia disse...

Oi, Mika
Acho lindos os guardanapos de tecido, mas confesso que sou preguiçosa e na maioria das vezes uso de papel mesmo.
Quanto à costura, "Seja bem-vinda ao Clube!" pois é um verdadeiro vício. Olhe algumas coisas em patchwork e se gostares, vá em frente. É uma excelente terapia.
Abraço e uma boa semana pra ti.

Powered By Blogger