segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pinturas e Platibandas de Anna Mariani


Fotos de Anna Mariani
Em setembro de 2010, passando em frente ao Istituto Moreira Salles em Higienópolis vi o cartaz da exposição PINTURA E PLATIBANDAS, fotografias de Anna Mariani. Eu já conhecia o trabalho exposto na 19º Bienal de São Paulo e entrei para  ver a exposição  no IMS da rua Piauí. Expostas em formato grande, lindas fotografias das fachadas e platibandas de casas do nordeste, pintadas com cal pigmentada. Em cada casa você percebe a elegância e o cuidado do seu morador e dos artesãos/pintores que  a executaram. Vê também, no relevo das fachadas, influências diversas. Mas o mais bacana, além de ver as belas fotografias de Mariani , é perceber nessas pinturas uma arte ligada a vida cotidiana, a moradia. A beleza das fachadas dessas casas, espalhadas por diversas regiões do nordeste,  é a expressão poética da decoração. Quantos de nós consegue isso nas nossas?

Na saída comprei na lojinha o livro Pinturas e Platibandas, um edição capa dura ,com mais de 200 imagens e que tem projeto gráfico impecável de Gabriel Zellmeister
No blog da Mona Dorf você pode assistir a uma entrevista que a jornalista fez com a fotógrafa

2 comentários:

Carol disse...

Aiiii amo esse livro conheci ano passado e é de uma graça, uma poesia...muito lindo

O Andarilho disse...

O livro é maravilhoso mesmo ! A cantora Monica Salmaso tem na contracapa de um dos seus CDs e no encarte algumas fotos dessa série.

Powered By Blogger